segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Zidane - Retrato do Século 21

Quem diria que 90 minutos de diversas câmeras (35mm e HD) sempre (des)focando seu Ziszou pudesse virar um filme? Documentário a lá vídeo arte. Não consegui assistir até o fim, mesmo porque não estava esperando assistir a reprise na íntegra de Villareal X Real Madrid numa insossa madrugada de sábado.


Como qualquer mito futebolístico, talvez aquela compilação da Placar fosse o suficiente para os menos exigentes e meros observadores. Mas eu, um estudioso e crítico do esporte bretão (como todo aquele que nunca teve coordenação para jogar) e fanático por cinema não me contentei com meros trechos de lances esparsos, fui atrás de do filme do maior jogador contemporâneo(!) numa obra que entrou no festiva de Cannes (!!), sendo todo visto da visão do campeão - assim estava descrito na traseira da caixinha do DVD.

Juro que imaginei alguma coisa tipo Doom ou quaisquer jogo de primeira pessoa e você lá, livre para Zidanear pelo campo, flanando elegantemente. Achei que era isso ou algo mais ousado e inimaginável como uma mistura de Fuga Para Vitória, Boleiros, Trapalhões e o Rei do Futebol (pra explorar a veia cômica do craque), tudo isso sendo ao mesmo tempo um mash-up artísticos e sensíveis de Caché e Jules e Jim.
Expectativas exageradas a parte, é um filme de futebol que foi exibido em Cannes! Era obrigação, dever cívico assistí-lo

Doce ilusão.Pode até ser interessante como experimento, diversos planos e perspectivas de um ícone desses...mas quando o cérebro perde o interesse depois de 15 minutos e seu único esforço é o de conseguir se manter acordado, a coisa pegou. Eu nem esboço opinião alguma diante esse enigma múderno, nem como fã de cinema muito menos como apreciador do Corinthi...digo, de futebol. Mas talvez Zidane - Retrato do Século 21, seja válido se todo esse estardalhaço for feito precisamente para reavaliarmos todos nossos ídolos e conceitos, ainda mais com duas das artes mais apaixonantes do mundo.

Recomendo essa magnífico vídeo, um clássico duelo entre Grécia e Alemanha:

Um comentário:

Anônimo disse...

Cara, depois assistindo com calma, eu gostei bastante desse filme. Mostra o jogo todo, bem anti climax, ele correndo, pensando, rindo, coisas q as transmissoes nao mostram. Nada que o Canal 100 nao tenha feito há decadas, mas é legal...