quinta-feira, 3 de julho de 2008

Filme de Monstro, monstro de filme


Pobres namoradas. Antes mesmo de ter que agüentar a nova leva de adaptações dos heróis dos quadrinhos para o cinema, já existiam os filmes de monstro. É não são aqueles filmes de monstro classudos, bonitos, cheios de carga dramática a aflições como são Nosferatu, O Exorcista (pq o diabão também é monstro) e afins, mas aqueles bem farofeiros, que dá até dó de levar qualquer tipo de companhia que não seja seu irmão ou amigo mais novo.


Mas as coisas estão mudadas! Quem assistiu O Hospedeiro, sabe do que eu tô falando. Lançado um pouco antes da bomba Cloverfield, muito mais pretensioso e superestimado, a Coréia do Sul manda essa obra-prima, que passa por todos os gêneros-gêneros (comédia, ação, drama, terror, bla bla bla) e cria uma coisa nova. Fantastique, esse filme até menina pêra-com-leite gosta. Não ficava tão feliz com o cinema oriental desde a maravilhosa Trilogia da Vingança (Sympathy for Mr. Vengeance, Old Boy e Lady Vengeance), tríplice de Chan-Wook Park.


Aliás, filmes de monstro são uma das mais nobres categorias cinematográficas. Apesar de uma gama gigantesca de possíveis sub-gêneros como zumbis, E.T.s (ou Osnis), vampiros, fantasma, lobisomens, mutações genéticas, dimensões paralelas, cyberespaciais, do lodo, da lama, do pântano, e até do armário, todos têm alguma coisa fascinante em comum. Alguns mestres são passíveis de citação como Dario Argento, George A. Romero, Fritz Lang e o ilustríssimo Zé do Caixão. E é por essas e outras que vou dissecar com astúcia, malícia e suíngue os diversos gêneros de filmes de monstro e as coisas mais legais já feitas.



Lá vai. Mas antes:

PS Realidade: Tem monstro oriental gigante em Minas! Uma carpa de 63kg e de aproximadamente 15 anos foi pega por um minerim muito do sossegadim que assustou com tamanhão do bichão que ficou na rede. Não ia ter a menor graça se o Godzilla invadisse BH...

Um comentário:

José [Zeh] Eduardo disse...

Essa monstruosidade da primeira foto, a medusa, caravela, água-viva, seja lá o que for, é medonha demais da conta.

E o hospedeiro é ótimo mesmo.. Lembro que quando assisti, paramos no último andar do Santa Cruz e voltando do filme o cenário era um pouco de filme de terror/monstro.
Gosto quando acontece isso.