segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Os Melhores Álbuns de 2010
























10 Tulipa Ruiz, “Efêmera
Uma marola de frescor entre as novas musas da MPB (?) que andam de pé descalço e frequentam a Vila Madalena - se bem que ela provavelmente frequenta a Vila Madalena descalça, mas enfim - Tulipa Ruiz soa como algo diferente. Ela é uma das poucas paulistanas que derrubam minha teoria de que a nova geração paulistana não sabe (ou é muito pretensiosa para aprender à) cantar.

























9 Daft Punk, “Tron Legacy”
Apesar de algumas músicas que poderiam ter sido feitas por qualquer compositor megalomaníaco da Disney, essas foram feitas pelo Daft. Não é o melhor álbum deles, mas acho que nenhum crossover músicaXcinema fez tanto sentido quanto esse.
























8 Cee Lo Green, “The Lady Killer”
Preferia quando ele se apoiava na própria loucura, mas esse pulo pro pop rasgado ficou fácil e ainda complexo. Música pra toda família.
























7 Sleigh Bells, “Treats”
Pancadão limpo. Direciona a histeria pra um ponto comum. É bem pouco original por parecer uma mistureba de muitas coisas, mas soa com vitalidade.
























6 Les Savy Fav, “Root for ruin”
É uma das únicas bandas que o termo post hardcore parece fazer sentido. São experientes, mas ainda incomodados. Não investem em pirotecnias, em novas velhas fórmulas, músicas épicas ou parcerias espalhafatosas, mas só no talento e expressividade de cada um dos membros da banda. Nesse álbum eles colocam os dois pés no chão e reafirmam que música boa também pode ser simples, mas nunca simplista.

























5 Arcade Fire, “The Suburbs”
Visto como a pedra fundamental da música em 2010, chegando a ter sua importância e qualidade comparadas ao Kid A, do Radiohead. Comparações a parte, esse me parece o álbum que realmente condensou o espírito do ano, apesar dessa afirmação só fazer sentido daqui à algum tempo.
























4 Gil Scott-Heron, “I'm New Here”
O único maldito que ainda vale a pena ser ouvido. Fico feliz por ter conhecido Gil Scott-Heron por esse álbum, entender o que ele representou e o que ele representa hoje, por sua própria voz.
























3 The Black Keys, “Brothers”
Garageira de boutique, mas ainda assim honesta. Um bom rebento do blues que mostra algumas variações incomuns que o gênero e seus sub-gêneros podem alcançar.


















2 Gorillaz, “Plastic Beach”
Apelando pros mais variados convidados, representa o que o Spirit of the Apollo (do N.A.S.A.) foi em 2009 - gente nova, gente velha, gente talentosa fazendo misturando geral. Damon Albarn sabe com quem falar. Lou Reed, Mos Def e companhia que o digam.


















1 LCD Soundsystem, “This Is Happening”
O mais divertido, rabugento, espirituoso e irônico do ano. É uma contradição incrível. Aqui uma resenha do Alexandre Matias que contextualiza o álbum e deixa ele ainda melhor.

E ainda esperando por um novo do Macaco Bong.

5 comentários:

Lucas de Camillo disse...

Como eu sou um juvenil setentista e só ouço coisas de outrora, vou dar uma chance a esta seleção.

Gracias Fernandinho

Júlio disse...

O Eu Ovo fez a retrospectiva deles.

http://euovo.blogspot.com/2011/01/os-10-melhores-discos-brasileiros-de.html

Fernando Spuri disse...

o do Eu Ovo é incrível, principalmente por pegar só os brazucas....conheci uma pá de coisas só pele top deles.

Fernando Spuri disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Real Madrid disse...

Rules of media is that when any one song select then appear all over the world you can check through youtube.com is best role as a social media.